sexta-feira, 12 de junho de 2009

4 ouvidos

Numa filmagem podem existir muitas fontes de som. Cada ator carrega seu microfone sem fio, microfones podem captar sons ambientes. Alguns sons existem para entrar no filme. Outros, não deveriam estar lá. Analisar e controlar tantas fontes de som exigem dois pares de ouvidos atentos.

No Carro de Paulista, os ouvidos pertencem a Lia Camargo e Tide Borges. Elas trabalham há 20 anos juntas. Com seus fones, elas são capazes de interromper a filmagem para "denunciar" o sutil bip de um celular. ("É Nextel!") Nada escapa. Depois de cada dia, elas recolhem suas gravações registradas em cartões de memória e organizam tudo num disco rígido. Se você estiver no set de filmagem e elas disserem "som", procure respirar bem baixinho.
Foto: Dagomir Marquezi

Um comentário:

  1. Esta dupla é do barulho! Obrigado Tide e Lia pelo belo trabalho e agradável companhia nesta jornada. Sempre atentas e vigilantes, exigentes, acabam sendo fundamentais para a comedia. Como o publico quer ouvir todas as piadas e seguir a historia, o som é a mais importante ferramenta para ajudar esta fruiçao. E elas sabem fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir