domingo, 28 de junho de 2009

Entrevista: Mateus Kornetoff

O cinema digital está acabando com algumas funções - e criando outras. O logger é uma dessas possibilidades e Mateus Kornetoff é o logger do Carro. Ele é na verdade um funcionário da TV Cultura "emprestado" à produção do filme.

O que é exatamente um logger?
Logger é o responsável por todo fluxo de material captado pelas câmeras no formato digital. É responsável também pela armazenagem desse material e organizar para uma futura montagem do editor.

Qual seu método de trabalho durante uma filmagem?
O método varia muito com o fluxo de material gravado. Normalmente é montado no próprio local da gravação todo o equipamento necessário pra descarregar o material das câmeras, e ao mesmo tempo ter essas imagens já disponíveis para serem revisadas pelo Diretor.

Quantos gigabytes já tem o Carro de Paulista?
Até o momento, contando material gravado e também imagens que serão usadas na montagem de imagens feitas do carro em estudio foram 993 Gigabytes.
NOTA: Depois da entrevista, o material gravado ultrapassou os mil gigabytes, ou 1 Terabyte.

Há quanto tempo existe essa função?
Não sei exato há quanto tempo, mas começou a ser necessário com o inicio de gravações em formato digital. É algo recente, mas que vem crescendo bastante com o uso de câmeras digitais em gravações de TV e Cinema.

Qual a melhor maneira de se armazenar toda montanha de arquivos?
A forma mais segura é sempre manter mais de um backup de todo o material. Manter todo material organizado, dividindo por datas de gravações e tipo de material gravado. E sempre fazer tudo isso com a maior atenção possível. Afinal, o Logger esta literalmente com todo o filme na mão. Um vacilo e o trabalho de todos será perdido.

5 comentários:

  1. Este é o meu garoto!!!
    Parabéns!
    Seu bisavô tinha razão quando chegou ao Brasil, vindo da Russia, e disse aos filhos: "Se vocês trabalharem duro como era na Russia, aqui verão os resultados!".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amor!!! Eu sei o qto vc trabalhou e se esforçou pra chegar nesse resultado tão gratificante, vc merece ser tão especial. Te amo! E estarei aki para os proximos passos.

    ResponderExcluir
  3. Mateus foi um grande colaborador em nossa equipe de Carro de Paulista. Como diz o diretor Mike Figgs em seu livro Digital Film-Making, o logger é hoje a função mais importante. De nada adianta poder filmar tanto e barato se depois não pudermos encontrar cada plano, cada segundo do material filmado. Com precisão, prontidão e sempre de bom humor nos ajudou muito. Obrigado, Mateus.
    Bom seu trabalho.
    Ricardo Pinto e Silva

    ResponderExcluir
  4. Grande Beatlejuice... É isso ai irmão .. Parabéns!!!

    ResponderExcluir